Onde comer em Buenos Aires

Oi, gente! No post de hoje vou trazer dicas de lugares para comer em Buenos Aires. Já adianto que lá você consegue comer bem sem precisar investir muito. Eu tô acostumada a viajar economizando o máximo e vivendo à base de fast food, mas em Buenos Aires a coisa foi diferente, o que é bem melhor!

Viajei sozinha para a cidade em janeiro de 2020 e uma das grandes vantagens em viajar sozinha é fazer amizades pelo caminho. Tive o prazer de compartilhar algumas refeições com a Samara, de Belo Horizonte/MG, e com o Jaziel, de Salvador/BA.

Curiosidades sobre a gastronomia argentina

  1. O “pf” deles é só carne e batata mesmo, você encontra esse prato em todos os lugares de Buenos Aires. O arroz e o feijão que estamos acostumados no Brasil quase nem aparecem nos cardápios.
  2. Eles tomam bastante água saborizada, dos mais diversos sabores. Não vá embora sem experimentar pelo menos uma garrafinha, você encontra em qualquer banquinha ou mercado da cidade. Me recomendaram a de Pomelo, uma fruta tradicional da Argentina. Confesso que não gostei muito não, mas vale experimentar.
  3. Os argentinos também tomam muito jugo de naranja (suco de laranja). Café da manhã, almoço, jantar, toda hora é hora! E eles não costumam coar o suco.
  4. O “misto quente” deles não é tão bom quanto o nosso. Eles chamam de tostado e o pão é uma massa bem fininha, lembra uma torrada.
  5. Não vá embora sem comer pelo menos uma empanada, sem trazer um pote de doce de leite na mala e sem provar o máximo de alfajor que puder. Se você curte uma cerveja, também não pode deixar de tomar a nativa Quilmes. Esses foram os meus principais objetivos gastronômicos.

Sem mais delongas, vamos às dicas! Primeiro, um resumão pra você dos lugares onde comi e logo abaixo mais detalhes sobre cada um:

  • La Hormiga (Palermo) – restaurante – almoço ou jantar
  • Persicco – sorveteria
  • Freddo – sorveteria
  • Peréz-H Hamburguesas (Palermo) – hamburgueria – happy hour/jantar
  • Los Cardones (Palermo) – bar/restaurante – jantar
  • Domani Ristoranti & Bar (perto do Malba) – restaurante – almoço
  • A’Nonna Angiulina (Recoleta) – restaurante – almoço ou jantar
  • Pizzería Güerrin (Centro) – pizzaria – a qualquer hora
  • Chungo Ice Cream, Coffee and Delicatessen – a qualquer hora
  • Mostaza – fast food – a qualquer hora
  • La Americana – restaurante/lanchonete/pizzaria – a qualquer hora
  • Café Tortoni (Centro) – a qualquer hora
  • La casa del dulce de leche – loja para comprar doce de leite
  • Alfajor – os melhores são Cachafaz, Havanna e San Telmo

La Hormiga (Palermo)

Esse é o primeiro da lista por motivos de: você não pode deixar Buenos Aires sem comer nesse lugar! Foi dica de uma amiga que já tinha ido a Buenos Aires e o lugar também foi recomendado ao Jaziel, amigo que fiz no aeroporto, por um amigo argentino dele.

Sério, acho que foi uma das melhores partes da viagem! Eu e o Jazi nos encontramos no restaurante à noite, fomos jantar. O ambiente tinha uma luz baixa, era agradável e sofisticado. Pedimos o prato Gran bife la hormiga (vem carne, arroz, purê de alguma coisa muito boa, batata frita, cebola assada e ovo frito) e tomamos duas jarras de suco de laranja. A conta foi $500 pesos pra cada um já incluindo a gorjeta. Eu gastei exatamente R$29,41 pela cotação da época!!!! Em Curitiba aquela brincadeira (em um restaurante com aquela vibe e com aquela qualidade de comida) me custaria pelo menos R$150,00.

Pedimos o prato para duas pessoas, mas lembro que também tinha a opção individual para viajantes solos.

Persicco Sorveteria

Depois de jantar no La Hormiga, andamos um pouco até chegar à sorveteria Persicco, recomendada por um amigo meu. Pedi sorvete de morango e doce de leite, muito bom, mas nada extraordinário. O que me chamou a atenção mesmo foi a “casquinha” deles que é bem diferente da nossa no Brasil. Tá mais pra uma cascona, e é assim não só na Argentina como no Uruguai também. Achei uma delícia! Paguei $200 pesos pela casquinha com dois sabores de sorvete. Fui na unidade de Palermo, mas tem outras pela cidade.

Freddo Sorveteria

Amo a Freddo do Brasil e fui conferir a dos hemanos pra ver se tinha alguma diferença: nenhuma! O sabor do sorvete é igualzinho ao que tem aqui, então dá pra passar essa. Paguei $180 pesos em um copinho.

Peréz-H Hamburguesas (Palermo)

Fiquei hospedada em Palermo e foi explorando as ruas do bairro que encontrei essa hamburgueria do jeito que a gente gosta: boa e barata! Recomendo pra quem estiver passando pelo bairro no fim do dia e quiser fazer um lanche.

  • Hambúrguer = $190 pesos
  • Copo de chopp = $150 pesos

Los Cardones (Palermo)

Ótimo lugar para comer empanadas! Se você estiver se hospedando em Palermo, vale passar por lá, principalmente fim de semana que tem música ao vivo. Cada empanada custa em média $55 pesos, mas pode mudar dependendo do sabor.

Domani Ristoranti & Bar (perto do Malba)

Se você estiver perto do Malba na hora do almoço, vale almoçar no Domani Ristoranti & Bar. Eu estava na região, faminta, e pedi informação na rua perguntando onde poderia almoçar. Na região só tinha restaurante caro, de comida japonesa ou o Domani, então eu e a Samara não pensamos duas vezes. O lugar estava oferecendo uma “promoção”:

  • Entrada + prato principal + sobremesa + bebida = $620 pesos.

Não estava tão barato, mas considerando que era o lugar mais em conta na região, eu tava morrendo de fome e saí de lá quase rolando de tanto comer, valeu muito a pena!

A’Nonna Angiulina Catina Italiana (Recoleta)

A dica de uma amiga minha foi para comer em um restaurante em frente ao Cemitério da Recolota. Ela não sabia o nome, então não sei se fui ao lugar certo, mas gostei e agora recomendo! O lugar estava com uma promoção: 2 copos de chopp Quilmes + um prato de batata com carne por $670,00 pesos (na cotação da época, os dois copos de chopps custaram R$10,00 e o prato foi R$29,41). Não foi tão barato, mas valeu a pena, ainda mais que eu fui almoçar às 17h, então imagina a fome que eu estava.

Pizzería Güerrin (perto do Obelisco)

Esse lugar foi recomendado por várias pessoas que já tinham ido pra lá, então fui conferir! A pizzaria é uma das mais tradicionais da cidade e fica bem pertinho do Obelisco.

Fui sozinha e confesso que deu uma agonia de ver tanta gente reunida lá, quase não vi viajantes solos na área. E eles recebem muitos turistas mesmo! O lugar é um inferninho de tanta gente falando ao mesmo tempo, mesas coladas umas nas outras, garçons correndo por todos os cantos e o banheiro feminino estava um nojo.

No geral, o ambiente não tem nada demais e eles não liberam wi-fi para os clientes. O cardápio oferecia poucas opções para comprar em pedaço, escolhi um e esperei. A cara da pizza estava terrível, como você pode ver na foto, mas o sabor estava ótimo! Sério, foi uma das melhores pizzas que comi na vida. Paguei $180 pesos (R$10).

Chungo Ice Cream, Coffee and Delicatessen

Encontrei esse lugar explorando as ruas de Palermo, mas descobri que eles têm várias unidades pela cidade. Dos lugares em que tomei café da manhã, essa é a minha opção favorita (e a mais em conta, o que é muito melhor).

Comi 2 mediaslunas (croissants) recheadas com queijo e presunto e pedi 1 capuccino delicioso, tudo por $175 pesos. Eles me deram um copo de suco de laranja — falei que eles tomam muito, né? O lugar oferece várias outras opções de bebidas e comidas. Recomendo!

Mostaza

Mostaza é uma rede de fast food da Argentina. Fui duas vezes lá e comprei um tostado (o misto quente deles), ótimo para café da manhã. Gastei $105 pesos uma vez e $110 pesos na outra, incluindo uma bebida junto. Você encontra essa rede em vários lugares da cidade. Eu comi na unidade de San Telmo, perto da Plaza Dorrego onde tem a Feira de Antiguidades aos domingos, e na unidade de Puerto Madero, perto da Puente de La Mujer.

La Americana

Você encontra praticamente de tudo nessa rede: empanadas, pizza, calzones e por aí vai. Comi duas vezes no La Americana no café da manhã, o preço não é tão bom. Um tostado + jugo de naranja custou $280 pesos e uma empanada de carne + jugo de naranja foi $230 pesos.

Café Tortoni

Apesar de ser um dos pontos mais turísticos da Argentina, deixei por último porque de fato essa dica está em último na minha lista de recomendações. Foi o lugar que eu paguei mais caro pela comida mais ruim de toda a viagem.

O lugar em si é bonito, mas confesso que eu esperava mais. Achei o ambiente pouco convidativo, não tinha nem uma música de fundo, vai ver é uma estratégia pra não deixar as pessoas permanecerem lá por muito tempo.

Cheguei 10h30 e fiquei uns 30min na fila, então recomendo chegar mais cedo. Pedi um tostado, a quantidade dá pra dividir por duas pessoas tranquilamente, tive que deixar metade porque veio demais e o gosto desceu quadrado, não tava mais aguentando. Pedi um Cappuccino e foi o pior que tomei em toda a minha vida! Paguei acho que o dobro do valor do Cappuccino que comprei no Chongo e o gosto era péssimo, pedi pra trazerem mais leite, coloquei um pote de açúcar na bebida e nada tirava o gosto amargo. Pra fechar, eu e o Jazi divimos uma porção de churros de doce de leite, o que valeu a pena. Tudo isso me custou $530 pesos (praticamente o valor que eu gastei nos meus almoços, mas nesse caso em um café da manhã e pra comer mal ainda, apesar da foto maravilhosa).

Se você quiser mesmo ir ao Café Tortoni pela manhã, pode ir, mas chegue bem cedo e não peça o tostado e nem o Cappuccino. Eles também servem almoço/jantar, então dá pra ir a qualquer hora do dia. Veja mais fotos do lugar no post abaixo:

View this post on Instagram

Café Tortoni – Buenos Aires – Argentina 📍

A post shared by RhayAbroad (@rhayabroad) on

La casa del dulce de leche

Pertinho da Plaza Dorrego você vai encontrar uma loja chamada La casa del dulce de leche (essa é a unidade que eu fui, mas tem várias pela cidade). Entra e se joga! Dá pra provar basicamente todos os doces da loja e escolher seu preferido pra comprar. Só não trouxe mais porque não caberia na mala. Se você é fã de doce de leite, vale a pena levar mais dinheiro (e uma mala grande) pra comprar lá.

Alfajor: qual comprar

Pedi váááárias dicas aos meus amigos. Um que foi bem recomendado e eu achei terrível foi o Alfajor da Milka: seco e duro, recomendo que você passe longe ou compre um só para tirar suas próprias conclusões. Meus preferidos foram das marcas Cachafaz, San Telmo e Havana.

O melhor de todos, sem dúvidas, é o da marca Cachafaz. Qualquer que seja o sabor, se for dessa marca é sucesso! Olha que provei vários sabores e de várias marcas diferentes. Trouxe várias caixas pra casa, mas o meu preferido foi o da imagem abaixo:

Depois do Cachafaz, indico o alfajor da marca San Telmo (um pouco mais barato) e o da Havanna (um pouco mais caro). Abaixo os valores que paguei nas caixas:

  • Caixa Havanna: $360 pesos
  • Caixa Cachafaz: $295 pesos
  • Caixa San Telmo: $200 pesos

Gastos totais com alimentação

Incluindo toda a bebida e comida que eu consumi em 5 dias cheios em Buenos Aires, mais as caixas de alfajor e o doce de leite que trouxe na mala, gastei no total $6.485 pesos argentinos. Em reais, isso custou em média R$380, considerando a cotação no peso argentino na época que eu viajei.

Espero que tenha gostado das dicas! Pulei a tradicional parrilla argentina porque o preço não era tão bom e seria um desperdício de comida, já que eu não consigo comer tanta carne. Se você ainda não montou seu roteiro para a capital dos hermanos, confira agora o que visitar em Buenos Aires e descubra o melhor lugar para trocar seu dinheiro.

Pra fechar, uma foto minha felizinha ao comprar um algodão doce gigante (eu amooooo) em Tigre, cidade vizinha a Buenos Aires.

Uma opinião sobre “Onde comer em Buenos Aires

  1. Pingback: Roteiro Buenos Aires 5 dias | Rhayana Souza

Deixe um comentário